Crônicas de conteúdo histórico-cultural sobre artistas, personalidades, políticos e acontecimentos em Duque de Caxias, RJ, projeto concebido pelos jornalistas Alberto Marques e Josué Cardoso.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

OLGA TEIXEIRA, UMA HEROÍNA DA EDUCAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS (Parte 1) (Coluna 158)

A professora Olga Teixeira (esqueda) e o Prefeito Moacyr do Carmo durante uma solenidade nos anos 60

► Depois da criação do Colégio Municipal Aquino de Araújo, no final dos anos 50, pelo prefeito Francisco Correa, a Educação em Duque de Caxias passou por um momento de letargia até que, na segunda metade dos anos 60, uma feliz união de propósitos entre o prefeito Moacyr do Carmo e o governador Geremias de Mattos Fontes possibilitou que, através dos recursos do Salário Educação, Duque de Caxias recebesse mais de 35 Grupos Escolares, a maioria com 10 salas de aula, distribuídos, principalmente, pelos 2º e 3º Distritos, os mais carentes na época devido à distância entre os bairros mais populosos daqueles Distritos e o Centro da cidade. A multiplicação de escolas do então denominado Curso Primário pressionava, no entanto, as autoridades a criarem unidades voltadas para o Curso Ginasial.

A partir de fevereiro de 1967, coube à Secretária de Educação Hilda do Carmo Siqueira a tarefa de melhorar a rede e ampliar o número de vagas nas escolas municipais. Em 9 de março de 1970, começou a funcionar no Parque Lafaiete um segundo Ginásio Municipal, para onde foram transferidas nada menos de 12 turmas do "Aquino de Araújo", sendo três da 4ª Série e nove da 3ª Série. No dia 30 daquele mês, o quadro foi completado com a transferência de mais seis turmas, totalizando 720 anos, distribuídos em dois turnos, manhã e tarde. Face às pressões das autoridades do Estado e do MEC, o prefeito Moacyr do Carmo decidiu dar à nova unidade de ensino o nome do Marechal Castelo Branco.

A nova unidade surgia com algumas novidades em matéria de equipamentos, pois dispunha de uma biblioteca, formada por livros doados por donos de papelarias, além de uma sala de música, onde foi criado um Coral, e uma sala de Ciências. Fato notável para a época foi que as duas salas foram equipadas com recursos gerados pela "Caixa Escolar" mantida por contribuições de pais e alunos. A ajuda da Caixa Escolar também serviu para a compra de mapas, do mobiliário da sala dos professores, de vidros e persianas para as salas de aula e a montagem de uma cozinha, onde era preparada a merenda servida aos alunos.

Fiel ao dito popular de que, "em casa de ferreiro, o espeto é de pau", a Escola Municipal Marechal Castelo Branco, embora funcionando desde 9 de março de 1970, só em 25 de maio daquele ano foi legalmente criada, através do Decreto nº 721, sendo oficialmente inaugurado em 23 de agosto daquele ano, já com uma brilhante apresentação do seu Coral. Para dirigir a nova unidade, a Secretária de Educação, professor Hilda do Carmo Siqueira, foi buscar a professora licenciada em Línguas Neo-Latinas (Português, Latim e Francês), Olga Teixeira de Oliveira, dona de um currículo invejável, com destacadas passagens pelos Colégios Santo Antonio, Duque de Caxias (Ely Combat) e Aquino de Araújo, do qual fora, inclusive, diretora.

Em 1972, o Colégio já contava com 42 turmas, atendendo 1.764 alunos e um corpo docente de 96 professores, contra apenas 43 em 1970 e 81 em 1971. Em 1973, foram construídas mais duas salas de aula, para atender aos excedentes de um concurso de admissão dos mais concorridos da cidade, passando a funcionar, em 1974 com 48 turmas e 2200 alunos. A preocupação com o desenvolvimento do potencial artístico dos alunos era enorme, possuindo a escola, nesse ano um Coral, um Conjunto de Percussão, Banda Marcial, além de Grupos de Pintura e de Teatro As atividades desses grupos eram intensas, com apresentações em diversos eventos promovidos pelo Município.

(Publicado em "O MUNICIPAL", Edição nº 9059, de 17-02 A 10-03-2006, pg. 5.
CONCEPÇÃO: ALBERTO MARQUES E JOSUÉ CARDOSO. FOTO: ACERVO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DA ESCOLA MUNIPAL PROFESSORA OLGA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

1 Comentários:

Blogger carli disse...

Realmente a Professora Olga Teixeira , foi uma grande educadora. Fui aluna dela no Colégio Santo Antonio,onde me formei professora primária, na turma de l962. Sinto-me honrada por ter sido sua aluna. Tenho certeza absoluta que ela sempre deu o melhor de si, para nós seus alunos e também para o município onde serviu.
Carli de Costa Góes,
31 de maio de 2011

10:37 PM, maio 31, 2011

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial